PMC é homenageado com Prêmio Gayvota de Direitos Humanos

20 maio

Cerimônia de entrega ocorreu na noite de quinta-feira, 16, no Teatro Alcione Nazaré

 

Francisco Gonçalves, presidente da Func, fala durante a entrega do prêmio

Francisco Gonçalves, presidente da Func, fala durante a entrega do prêmio. Ao seu lado, a Miss Maranhão Gay 2010, Betânia Martins

 

O Plano Municipal de Cultura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) foi um dos grandes homenageados na noite de entrega do II Prêmio Gayvota de Direitos Humanos, nesta quinta-feira, 16, no Teatro Alcione Nazaré. O evento fez parte da Semana Estadual de Combate à Homofobia, iniciada na última sexta-feira, dia 03 de maio, e encerrada nesta sexta-feira, 17. O presidente da Fundação, Francisco Gonçalves recebeu o prêmio das mãos da Miss Maranhão Gay 2010, Betânia Martins.

“A democracia brasileira não será consolidada sem o reconhecimento da diversidade de gênero e das condições políticas, econômicas, sociais e culturais, que garantam às pessoas o exercício da sua cidadania”, pontou Gonçalves durante agradecimento ao prêmio.

Segundo Airton Ferreira, ativista e militante do Grupo Gayvota, o Prêmio é um reconhecimento às organizações tanto do poder público, quanto da sociedade civil que contribuem com a luta em defesa dos direitos humanos assim como ações afirmativas em benefício do movimento LGBT.

“A Func está desempenhando um papel fundamental, pois está conduzindo seu trabalho com atenção para a diversidade, a qual inclui a população LGBT, sobretudo dentro do Plano Municipal de Cultura de São Luís”, comentou Airton.

Nome social

Vale ressaltar que a Func foi a primeira instituição pública municipal a publicar uma Portaria (nº 26/2013) determinando o uso do nome social, iniciativa que, segundo Airton Ferreira, está sendo seguida por outras instituições. “A Secretaria Municipal da Criança e Assistência já aderiu a esta orientação. A iniciativa é uma demonstração da vontade política do gestor e resultado de todo um movimento de luta da nossa população e serve de exemplos para outros municípios.

Deixe um comentário